Colgate Palmolive Company

Comprometida com um Fornecimento Responsável

Comprometida com um Fornecimento Responsável

A Colgate-Palmolive tem o compromisso de fornecer materiais e serviços de forma responsável, com o objetivo de não causar danos nem explorar pessoas ou o meio ambiente. Para apoiar o nosso compromisso com um Fornecimento Responsável, centramo-nos em quatro pilares principais: proteção do meio ambiente, práticas éticas no trabalho, saúde e segurança das pessoas e integridade dos negócios.

Através da execução dos programas, políticas e iniciativas da Colgate aqui compartilhados, continuamos a fazer progressos constantes na nossa jornada de um fornecimento responsável. A Colgate avalia e compara as suas políticas e avalia os nossos fornecedores e os setores em que operam de forma continuada para garantir que os nossos ingredientes continuam a ser de origem responsável.

Quatro políticas e iniciativas-chave são fundamentais para o nosso compromisso; o nosso código de conduta de terceiros, garantir a segurança dos nossos ingredientes, as nossas práticas de devida diligência com terceiros e o nosso foco nas alterações climáticas e na gestão dos recursos hídricos.

CÓDIGO DE CONDUTA DE TERCEIROS
O Código de Conduta de Terceiros da Colgate que transmite as nossas expetativas em relação à conduta ética que esperamos dos nossos fornecedores, distribuidores, agentes, clientes, parceiros de pesquisa e de todos os terceiros com quem trabalhamos. Exigimos que os nossos Parceiros Terceiros tomem medidas razoáveis para garantir que o Código de Conduta de Terceiros da Colgate seja comunicado em todas as suas organizações e disponibilizado aos colaboradores e subcontratados que trabalham nos negócios da Colgate. Como prática padrão, o Código de Conduta de Terceiros da Colgate faz parte dos nossos contratos de compras e serviços.. 

A força da reputação da Colgate baseia-se, não apenas na nossa própria conduta, como também nas ações daqueles com quem fazemos negócios. Por esse motivo, aspiramos a trabalhar apenas com terceiros que partilhem os nossos valores e reflitam os mesmos elevados padrões éticos.

 

SEGURANÇA DOS INGREDIENTES
A segurança de todos os ingredientes e produtos que comercializamos é essencial para os valores da Colgate-Palmolive. Estamos comprometidos, não apenas em fabricar produtos seguros, como também em fabricá-los com ingredientes e processos que tenham um impacto mínimo no mundo que nos rodeia. Os nossos cientistas procuram desenvolver produtos ambientalmente sensíveis e eficazes, enquanto asseguram que os mesmos cumprem os nossos elevados padrões de produtos. Todos os ingredientes que adquirimos e usamos nos nossos produtos são seguros para as pessoas e o meio ambiente. Cumprem os nossos exigentes padrões de segurança e todos os regulamentos governamentais aplicáveis ​​em todos os lugares do mundo onde são vendidos. Para saber mais, consulte a nossa Política de Segurança de Ingredientes.

 

SELEÇÃO DE TERCEIROS E DEVIDA DILIGÊNCIA
A Colgate está comprometida em realizar negócios com terceiros éticos. Como etapa inicial para a realização de negócios com fornecedores ou prestadores de serviços, todos os terceiros passam por um processo de seleção face a várias listas de observação, listas de sanções, meios de comunicação negativos e aviso regulamentar de violações. Após a seleção inicial, os terceiros que realizam negócios com a Colgate são submetidos a uma monitorização contínua com avisos para possíveis sinais de alerta. Todos os sinais de alerta são investigados e são tomadas as necessárias ações corretivas. É necessário que os terceiros que se possam envolver com uma entidade governamental em nome da Colgate concluam um abrangente processo de devida diligência antes de iniciarem negócios com a Colgate.

 

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Durante muitos anos, exigimos que os nossos principais fornecedores diretos e ​​de materiais intensivos em carbono e em água participassem nas divulgações climáticas e de água do Programa CDP Supply Chain para nos ajudar a compreender e a lidar com os efeitos climáticos e os riscos e oportunidades associados à água na nossa cadeia de abastecimento a montante.

Além disso, através deste envolvimento com os nossos fornecedores, ajudamos os nossos criadores de produtos e as nossas equipas de compras a compreender e a identificar os nossos materiais brutos e de embalagem com maior consumo de carbono e de água. Isto permite-nos adquirir materiais e conceber produtos que cumprem os requisitos de gestão ambiental da Colgate.

Para obter mais informações sobre a nossa atividade relativa às alterações climáticas e à gestão de recursos hídricos, consulte a secção Planeta no nosso Relatório de Sustentabilidade. on-line.

 

PRINCIPAIS PROGRAMAS DE FORNECIMENTO RESPONSÁVEL
Além das políticas e iniciativas acima referidas, a Colgate tem os seguintes programas principais que apoiam os nossos quatro pilares e o nosso compromisso. As entidades terceiras são selecionadas para inclusão num ou mais dos principais programas com base em fatores de risco que incluem: riscos inerentes ao país ou ao setor e selecionar serviços prestados à Colgate ou críticos para os negócios da Colgate.

Gestão de Fornecedores Melhorada (GFM)
O Programa de GFM da Colgate é um processo global de avaliação e auditoria de riscos para os nossos fornecedores de matérias-primas, fornecedores de embalagens e fabricantes contratados que se centra em três áreas principais:

  • Conformidade com os padrões de qualidade e requisitos regulamentares da Colgate garantindo a qualidade e a segurança dos nossos produtos
  • Qualidade de serviço para garantir um fornecimento eficaz de produtos da Colgate-Palmolive aos nossos clientes e consumidores
  • Conformidade com bons processos de gestão ambiental e respeito pela segurança e direitos dos trabalhadores

Desde o início do Programa de GFM, foram avaliados em relação ao risco mais de 7000 locais de fornecedores e foram auditados mais de 1200 locais.

Avaliação de Fornecimento Responsável do Fornecedor (AFRF)
O programa de Avaliação de Fornecimento Responsável do Fornecedor (AFRF) da Colgate é um programa de avaliação de riscos e auditoria centrado especificamente na conformidade social e ambiental nas instalações de fabrico da Colgate, de fabricantes contratados, fornecedores de matérias-primas e de embalagens, armazéns e coembaladores. Os fornecedores são selecionados para auditoria com base numa avaliação de risco e a conformidade é avaliada através de auditorias de quatro pilares Sedex SMETA (Comércio Ético dos Membros da Sedex).

Desde o início do Programa de AFRF, em 2019, mais de 550 fornecedores e prestadores de serviços concluíram uma avaliação de risco, tendo mais de 45% realizado auditorias de conformidade social de terceiros. Através de ações corretivas de auditoria, o Programa de AFRF ajudou a garantir condições de trabalho justas e seguras a mais de 60 000 colaboradores na cadeia de abastecimento alargada da Colgate.

Compromissos de não desflorestação
A Colgate-Palmolive defende a visão de um futuro sem desflorestação. Estamos comprometidos com o fornecimento de produtos florestais a partir de florestas geridas com responsabilidade. A nossa política de não desflorestação abrange os seguintes produtos florestais: palma, soja, gordura de bovino e materiais à base de papel. A Colgate também tem uma política independente de Fornecimento Responsável e Sustentável de Óleos de Palma.

Os principais componentes do nosso compromisso incluem o mapeamento e o seguimento da nossa cadeia de abastecimento, compra de materiais certificados à base de palma, soja e papel, verificação da conformidade do fornecedor com as políticas da Colgate, regulamentos e normas locais, como os Critérios Mínimos para Operações de Gado à Escala Industrial na Amazónia Brasileira para os nossos fornecedores de gordura de bovino, e implementação de recursos de monitorização por satélite para identificar e gerir alertas de possível desflorestação.

Além disso, a Colgate está a participar em vários projetos de transformação na Indonésia e na Tailândia centrados em questões ambientais e sociais, para além de desenvolver capacidades de produção responsáveis ​​dos fornecedores.

Para saber mais sobre as nossas políticas, compromissos e atividades de combate à desflorestação na nossa cadeia de abastecimento, consulte a nossa Política de Não Desflorestação, a nossa Política de Fornecimento Responsável e Sustentável de Óleos de Palma e a secção Planeta no Relatório de Sustentabilidade da Colgate O Nosso Compromisso com a Não Desflorestação.

Programa de Direitos Humanos e Trabalho Forçado
A Colgate está comprometida com o cumprimento de todas as leis laborais aplicáveis, incluindo as leis relativas à escravidão moderna nos países onde operamos. A Colgate tem um compromisso de longa data de respeitar os direitos humanos e os direitos dos trabalhadores em todo o mundo e defende a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas e as Principais Normas Laborais da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além disso, confirmámos o nosso apoio ao Pacto Global da ONU e aos seus princípios sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

A Colgate é membro do Fórum de Bens de Consumo (CGF) e defende a Resolução Social do Fórum sobre Trabalho Forçado e os Princípios Prioritários do Setor: todos os trabalhadores devem ter liberdade de movimento, nenhum trabalhador deve pagar por um emprego e nenhum trabalhador deve ser endividado ou coagido a trabalhar. 

Para saber mais sobre o compromisso e as atividades da Colgate que apoiam o nosso compromisso de respeitar os direitos humanos e dos trabalhadores, consulte o nosso Relatório de Sustentabilidade na secção Pessoas e a nossa publicação anual “Respecting Human Rights and Labor Rights”.

Minerais de conflito
A Colgate-Palmolive defende o fim da violência e das violações dos direitos humanos por grupos armados na República Democrática do Congo (RDC) e nos países vizinhos.

Os minerais de conflito são matérias-primas, tais como cassiterita, columbita-tantalita (coltan) e volframite, incluindo os seus derivados, estanho, tântalo e tungsténio (3TG) provenientes de uma parte específica do mundo em que ocorrem conflitos afetando a mineração e o comércio desses materiais.

Os minerais de conflito são originários da República Democrática do Congo e de países vizinhos como Angola, República do Congo, República Centro-Africana, Ruanda, Tanzânia, Zâmbia, Burundi, Sudão do Sul e Uganda. 

100% dos nossos fornecedores que atualmente usam os 3TG foram avaliados e estão a fornecer minas fora da RDC e dos países vizinhos ou são provenientes de fundições e refinarias que foram designadas Livres de Conflitos pela Iniciativa de Fornecimento Livre de Conflitos.

Para saber mais, consulte a Nossa Política sobre Minerais de Conflito.

PARCERIAS
A Colgate está ciente de que não conseguimos atingir os nossos ambiciosos objetivos sozinhos. Um elemento crítico do nosso compromisso com o fornecimento responsável é o nosso envolvimento e colaboração com parceiros externos.

Para saber mais sobre as Parcerias da Colgate, visite a página Parcerias no nosso site de Sustentabilidade.